Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Consumidor que despreza bula não pode reclamar de efeitos colaterais de medicamentos

Nos autos, ficou comprovado que a autora não cumpriu as recomendações escritas na bula, não tendo assim, direito a uma possível indenização.

Publicado por Bruno Moré
há 6 anos

A 2ª Câmara Civil do TJ manteve sentença da comarca de Joinville que julgou improcedente ação de indenização por danos morais, materiais e estéticos ajuizada por consumidora que não obedeceu a indicações constantes na bula de um produto para tratamento capilar, e por isso teve forte reação alérgica. A mulher sustentou que a empresa deve ser responsabilizada por colocar um produto defeituoso no mercado.

Os autos dão conta, entretanto, que as reações ocorridas, como queda de cabelo e queimaduras no couro cabeludo, ocorreram por culpa exclusiva da cliente. Ficou comprovado que a autora não cumpriu as recomendações escritas na bula, que indicava a necessidade de colocar o creme no antebraço ou atrás da orelha para fazer um teste antes de passar¿ em todo o cabelo.

O desembargador substituto Jorge Luis Costa Beber, relator da matéria, ressaltou que a própria autora declarou que aplicou o alisante duas horas depois de o ter comprado, situação que evidencia o descumprimento das instruções.

"Percebe-se que a autora adquiriu e aplicou o produto no mesmo dia, sem respeitar o prazo de 24 horas indicado na bula, aventurando-se na aplicação em todo o cabelo após apenas quinze ou vinte minutos, contrariando a orientação do fabricante, [...] redigida de forma clara e de fácil compreensão", concluiu o magistrado. A decisão foi unânime (Apelação n. 0010876-08.2010.8.24.0038).

www.moreadvocacia.com.br

#Advogado #Camboriú #Direito #Indenização #Bula #Remédio#DanosMorais #DanosMateriais #DanosEstéticos #EfeitosColaterais#Advocacia #Civel #TJSC

Fonte: TJSC

  • Publicações73
  • Seguidores30
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações318
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/consumidor-que-despreza-bula-nao-pode-reclamar-de-efeitos-colaterais-de-medicamentos/627981353

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)